COORDENAÇÃO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A Coordenação de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ é responsável por formular ações de integração entre as práticas de ensino / estágios supervisionados e os campos de estágio, no intuito de auxiliar na formação crítica do (a) licenciando (a) contribuindo para a qualificação de um(a) futuro(a) profissional capaz de articular os diversos saberes docentes necessários à atuação profissional como professor. Promove também ações de parceria e troca de saberes entre a universidade e as diversas instituições de ensino que são parceiras na formação dos estudantes das licenciaturas da UERJ.
Tendo como atribuições:
a) Formalizar juntamente com o CETREINA o encaminhamento dos estudantes para os campos de estágios;
b) Esclarecer estudantes e docentes sobre as exigências e os critérios para a realização dos estágios;
c) Identificar e avaliar novas demandas institucionais para a realização de estágios;
d) Estabelecer contato com as instituições ou campos de estágio;
e) Organizar e catalogar a documentação do estágio para consulta e pesquisa.
CAMPOS DE ESTÁGIO
- Educação Infantil
Instituições de Educação Infantil: creches e pré escolas públicas e privadas.
- Ensino Fundamental
Escolas de Ensino Fundamental (primeiro segmento do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano) públicas e privadas e/ou Escolas de EJA – Educação de Jovens e Adultos (primeiro segmento do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
- Ensino Médio
Colégios de Ensino Médio públicos e privados – Curso Normal - nas disciplinas pedagógicas do curso Normal.
- Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais
1) em organismos públicos e estatais como Secretarias de Educação, Conselhos de Educação, Conselhos Tutelares e demais instituições de caráter privado, que apresentem em sua organização dimensões pedagógicas;
2) em movimentos sociais organizados tais como sindicatos, associações, movimento negro, movimento estudantil, movimento de mulheres, movimento dos sem-terra e outros;
3) em organizações governamentais, não-governamentais e instituições privadas cujo trabalho seja voltado para o atendimento pedagógico do portador de necessidades educativas especiais. |